Elaboração de PGR
Elaboração de PGR
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a concretização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
Ele pode ser documentado fisicamente ou por meio de um sistema eletrônico, com o objetivo de melhorar continuamente as condições de exposição dos trabalhadores através de ações multidisciplinares e sistematizadas.
A elaboração do PGR deve seguir duas etapas principais: a criação do inventário de riscos ocupacionais e a definição do plano de ação.

Nossos clientes
O que é o Inventário de Riscos Ocupacionais?
De acordo com a NR-01, o inventário de riscos ocupacionais é um dos documentos que deve estar presente no PGR. Este documento é responsável pela identificação de todos os riscos e potenciais perigos presentes no ambiente de trabalho. Para estar em conformidade com a lei, seu inventário deve conter:
- Caracterização dos processos e ambientes de trabalho;
- Caracterização das atividades;
- Descrição de perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores, com a identificação das fontes ou circunstâncias;
- Descrição de riscos gerados pelos perigos, com a indicação dos grupos de trabalhadores sujeitos a esses riscos;
- Descrição de medidas de prevenção já implementadas.

O que é o Plano de Ação?
- Cronograma: prazo para implementação das medidas;
- Formas de acompanhamento: critérios e parâmetros para o acompanhamento diário na rotina de trabalho, avaliando as melhorias e correções dos procedimentos adotados;
- Aferição de resultados: como os resultados das implementações serão medidos e avaliados.

O que é o Inventário de Riscos?
- Caracterização dos processos e ambientes de trabalho: Descrição detalhada dos processos de trabalho e dos ambientes onde esses processos ocorrem.
- Caracterização das atividades: Descrição das atividades realizadas pelos trabalhadores.
- Descrição de perigos e possíveis danos à saúde dos trabalhadores: Identificação das fontes ou circunstâncias que podem causar danos, descrição dos riscos gerados por esses perigos, indicação dos grupos de trabalhadores sujeitos a esses riscos e descrição das medidas de prevenção já implementadas.
- Exposições a agentes físicos, químicos, biológicos, de acidentes, e ergonômicos: Resultados da avaliação de ergonomia nos termos da NR-17.
- Avaliação dos riscos: Inclui a classificação dos riscos para fins de elaboração do plano de ação.
- Critérios adotados para avaliação dos riscos e tomada de decisão: Descrição dos critérios utilizados para avaliar os riscos e tomar decisões sobre medidas de controle.
